Documento sem título
 

REGULAMENTO  SUPER COPA CIPÓ - 2024



REGULAMENTO GERAL

ART – 01 - ART.1º - A Organização da Super Copa Cipó detém todos os direitos relacionados à competição e seu Departamento Técnico são os responsáveis pela organização, realização e elaboração do regulamento e da tabela do campeonato. 

ART – 02 - A Forma da Competição será aprovada pelo Conselho Arbitral, e é constituído pelas 16 (DEZESSEIS)   equipes previamente inscritas. 

DA FINALIZADADE

 
ART. - 03 O CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO DE EMBU GUAÇU, DA SUPER COPA CIPÓ, tem como finalidade principal, promover a confraternização entre seus participantes e a população em geral, incentivar a prática da Educação Física e a divulgação do esporte varzeano, contribuindo para a integração entre os desportistas e simpatizantes de futebol de campo. 

DAS INSCRIÇÕES

 
ART – 04 - Cada equipe poderá inscrever no máximo 25 (vinte e cinco) e no mínimo 16 (dezesseis) atletas com nome completo, RG e Assinaturas.

ART – 05 - A reunião para o sorteio dos jogos e entrega do Regulamento e Fichas de Inscrição será realizada no dia 03/02/2024 às 18:00Hs, na Estrada Luiz Mentone nº 4300 – Parque Alvorada – Embu-Guaçu (CAMPO JAPONÊS).

ART - 06 – As inscrições deverão ser feitas durante os jogos direto no campo e entregue a organização do campeonato. Atletas já inscritos não podem ser removidos ou substituídos.

ART. – 07 - Será permitido inscrições de atletas até a 3º Rodada da 1ª Fase. 

PARAGRAFO ÚNICO. SERÁ PERMITIDO A INSCRIÇÃO NO DIA DO JOGO ATÉ A 3ª RODADA DO CAMPEONATO.

ART. – 08 - No transcurso do campeonato constatando-se qualquer irregularidade na inscrição do atleta, o mesmo será eliminado da competição, e a equipe poderá perder os pontos da partida em questão.

ART. – 09 - O jogador poderá participar do campeonato apenas por uma equipe, sendo considerado como inscrito a partir do primeiro jogo que participar.

DOS JOGOS

 
ART. – 10 Os jogos terão dois tempos com duração de 35 (trinta e cinco) minutos e intervalo de 10 (dez) minutos para descanso durante todo o campeonato.

ART. – 11 No banco de reservas, só poderão permanecer o Técnico, Massagista e os 14 atletas devidamente uniformizados.

ART. – 12 A equipe que estiver à esquerda da tabela será denominada mandante, havendo igualdade das cores do uniforme, esta terá 15 (quinze) minutos para providenciar a troca.

ART. – 13 Serão considerados documentos comprobatórios para identificação do atleta o RG (cédula de Identidade original), Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, e DOCUMENTOS DE FÉ PUBLICA COM FOTO, que deverão ser apresentados obrigatoriamente antes do início de cada partida ao responsável pelas anotações na súmula.

Os Atletas e Comissão Técnica que estiverem sem o documento acima descrito, não terão condição de jogo.

OBS: NÃO SERÃO ACEITOS CÓPIAS DE DOCUMENTOS (a não ser que tenham autenticação em cartório).

ART. – 14 Serão permitidas 06 (SEIS) substituições.

ART. – 15 Os jogos terão início em horário determinado pela Organização do Campeonato, e serão disputados aos domingos com início no horário pré-definido em tabela. Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos APENAS no primeiro jogo do dia, sendo considerada perdedora a equipe que chegar após o horário da tolerância, considerando ainda o placar de 01 X 00 em favor da equipe adversária.

ART. – 16 A Equipe que causar o W.O. poderá ser eliminada do Campeonato, além de não poder participar das próximas edições da Super Copa Cipó e podendo ser punida nos campeonatos na cidade ou em organizações parceiras.

Parágrafo único: Para a equipe ganhar os pontos da partida considerada W.O, a mesma deverá estar em campo com no mínimo de 07 (SETE) atletas devidamente uniformizados e relacionados em súmulas de jogo.

ART. – 17 Toda súmula deverá constar assinaturas dos capitães e responsáveis pelas equipes, o capitão deverá assinar a súmula antes do início da partida, e o técnico no final da partida, confirmando os dados relacionados em súmulas.

ART. – 18 A organização do campeonato irá disponibilizar bola para os jogos, que serão entregues ao mesário antes do início de cada jogo.

Parágrafo único: Cada equipe também deverá levar uma bola em condições de jogo e a organização não se responsabilizará por bolas que eventualmente sejam perdidas.

ART. – 19 As tabelas serão montadas pela Organização do campeonato, e somente poderão ser alteradas pelo mesmo.

Das Penalidades e Recursos.

ART. – 20 O Atleta expulso estará automaticamente suspenso da partida subsequente da sua equipe.

Parágrafo Único – O Atleta que for expulso da partida não poderá permanecer no banco de reservas.

ART. – 21 O atleta que receber o 3º cartão amarelo estará automaticamente suspenso da partida subsequente de sua equipe, independente da fase da disputa. O cartão amarelo é acumulativo. Na fase SEMI FINAL os cartões serão zerados, exceto os que estiverem a cumprir suspensão automática. (Ocorra o 3º cartão amarelo o atleta deverá cumprilo).

ART. – 22 A equipe que utilizar atleta suspenso implicará na eliminação do atleta e a equipe poderá perder os pontos ganhos da partida em questão.

ART. – 23 O Atleta ou Membros da Comissão Técnica que venham agredir árbitros e auxiliares, membros ou representantes da Organização do Campeonato poderá ser eliminado do Campeonato e suspenso por até 03 anos de eventos futuros realizados pela organização do campeonato.

ART. - 24 A agressão física a adversários será julgada pela Comissão de Justiça Desportiva conforme relatório do árbitro na sumula de jogo bem como da representante organização do campeonato, podendo o agressor ser eliminado do campeonato.

ART. – 25 A invasão tumultuosa ou abandono de campo serão considerados como atos de indisciplinas e a equipe ou atleta poderão ser punidos com a eliminação do campeonato, após o julgamento da Comissão de Justiça Desportiva.

ART. – 26 As equipes participantes do campeonato serão consideradas como conhecedoras das leis esportivas, regras da F.P.F., bem como códigos que complementam as regras das entidades ligadas como: C.B.F e FIFA, assim como, este regulamento que rege o campeonato, submetendo-se assim sem reserva alguma a todas as consequências que dela possam emanar.

ART. – 27 Os responsáveis pelas equipes deverão manter o nível disciplinar de seus atletas e torcedores, evitando que adentrem ao campo, para agressão a qualquer membro que do campeonato esteja participando, assim como, atirar objetos dentro do campo, evitando transtornos a partida.

ART. – 28 Caberá direito a recurso contra irregularidade observada durante a realização do campeonato sempre que uma equipe puder comprovar que a outra equipe deixou de cumprir qualquer artigo do regulamento geral. Os recursos terão que ser assinados pelos responsáveis das equipes e só serão válidos para a partida em questão, e a decisão não terá efeito retroativo.

ART. – 29 Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Organização do campeonato, sem interferência de quem quer que seja que não faça parte da Comissão de Justiça Desportiva.

ART. – 30 Todos os recursos deverão ser enviados por escrito, digitalizados e enviados à organização do campeonato por WathsApp - (11)97588-0798, até as 15:00 horas do primeiro dia útil após a realização da partida, devendo ser resolvidos em até 72 horas para os próximos jogos.

SISTEMA DE DISPUTA

 
ART. – 31: 16 (DEZESSEIS) equipes participantes distribuídas em 4 (QUATRO) chaves “A”, “B”,” C” e ” D”, com 4 (QUATRO) equipes em cada grupo.  

I- Os jogos serão disputados entre equipes das mesmas chaves, classificando-se para 2ª FASE as 2 (DUAS) melhores equipes de cada chave.

Chaveamento:
 

Parágrafo único: A partir das fases finais, os jogos seguirão o cruzamento abaixo:

 


ART. – 32 Empates.

1º - No caso de empate entre 02 (duas) ou MAIS equipes na 1ª fase dentro de seus respectivos grupos, serão aplicados os critérios de desempate a seguir:

1* MAIOR NÚMERO DE PONTOS;
2* MAIOR SALDO DE GOLS;
3* MAIOR NÚMERO DE GOLS MARCADOS;
4* MENOR NÚMERO DE CARTÕES VERMELHOS;
5* MENOR NÚMERO DE CARTÕES AMARELOS;
6* SORTEIO;

2º - A partir da fase eliminatória (quartas de final), em caso de empate, o vencedor será decido através das penalidades, de acordo com as regras gerais da FPF – Federação Paulistas de Futebol e CBF – Confederação Brasileira de Futebol.

Dos Prêmios.

ART. – 33 Serão distribuídas as seguintes premiações às equipes participantes:
.

  1. Para o campeão a quantia de R$ 3.000,00 (CINCO MIL REAIS) Trofeu + Medalhas

Obs.: reserva-se ao organizador do campeonato única e exclusivamente a definir os patrocinadores a serem estampados no uniforme do campeão.

  1. Troféu de defesa menos vazada, entre as quatro equipes finalistas;
  2. Troféu de artilheiro do campeonato da competição;

 

Obs.: Critério desempate melhor defesa e artilheiro será equipe mais bem classificada

Parágrafo único: as equipes finalistas deverão utilizar os uniformes entregues como premiação na partida final, e caso tenham escolhido cores iguais para os uniformes, e não houver um consenso, será definido a prioridade de cores através de sorteio.

DISPOSIÇÕES GERAIS

 
ART. – 34 A pontuação dos jogos será a seguinte:

  1. Vitória 03 pontos
  2. Empate com ou sem gols 01 ponto
  3. Derrota 00 pontos

 
ART. – 35 A Organização da Super Copa Cipó não se responsabilizará por acidentes que venham a ocorrer antes, durante ou após a realização dos jogos, com atletas, dirigentes ou qualquer outra pessoa vinculada ou não a competição.

ART. – 36 Os atletas que estiverem cumprindo pena por Tribunais de Justiça Desportiva e/ou Secretaria Municipal de Esportes não poderão participar desta competição.

ART. – 37 Os atletas que constarem em relatórios e estiverem envolvidos direta ou indiretamente em agressões serão julgados pela Organização do Campeonato.

ART. – 38 Conforme determinação da F.P.F. será necessário que as equipes tenham acompanhamento médico de seus jogadores.

ART. – 39 – A Idade mínima será de 40 (quarenta) anos completados em 2024 ou Nascidos em (1984).

ART. – 39a – Poderão serem inscritos 02 Atletas com idade mínima de 38 anos ou Nascidos em (1986)

ART. – 39b – Goleiro com idade mínima de 35 anos ou Nascidos em (1989)

ART. – 40 Serão de responsabilidade de cada equipe a necessidade do exame médico.

ART. – 41 A equipe que danificar praças de desportos, sede ou quaisquer outras dependências, deverá efetuar a indenização pelos danos causados.

ART. – 42 Nenhuma partida deixará de ser realizado pelo não comparecimento do árbitro e/ou de seus assistentes, cabendo aos dirigentes das equipes a indicação de pessoas que dirigirão a partida, de comum acordo com o representante do campeonato.

ART. – 43 A taxa para participação é de R$700,00 (SETECENTOS REAIS), ao qual deverá ser pago da seguinte forma:

  1. Mínimo de metade do valor (R$ 350,00) na data da reunião (art. 06).
  2. O restante deverá ser pago até o início da segunda rodada da primeira fase ao responsável pela organização (Marcelinho), podendo ser punida a equipe que não o fizer.

 
ART. – 44 A taxa de arbitragem será de R$ 140,00 em cada jogo para a fase de grupos, devendo ser paga antes do início de cada partida ao responsável pela partida ou mesário. Na Final o valor cobrado será de R$ 170,00.

PARÁGRAFO ÚNICO – O valor de taxa de arbitragem compreende ao valor a ser pago aos árbitros, mesário e um gandula responsável por buscar a bola em cada campo (mesmo com gandulas, a Super Copa Cipó ou até mesmo o gandula não se responsabiliza por bolas perdidas, conforme artigo 18 deste documento).


Super Copa Cipó
FONE:
(11)97588-0798 - Marcelinho